Cada pessoa é um mundo inteiro
- Flora Dominguez
- 16 de out. de 2022
- 4 min de leitura
Esse texto faz parte do meu novo livro "Eu Escolho Florescer", no capítulo que falo sobre o luto e a dor de vivenciar seu amor partindo.
Cada pessoa é um mundo inteiro porque carrega consigo toda a sua história e todas as suas experiências. Cada um de nós é único, e isso se deve ao conjunto de vivências que acumulamos ao longo da vida. Nossa personalidade, o modo como enxergamos o mundo e as escolhas que fazemos são resultado dessa bagagem pessoal. Por isso, podemos dizer que cada pessoa é um mundinho particular. Ela possui uma forma específica de ver e interpretar as coisas, assim como reagir diante dos estímulos externos. Quando nos relacionamos com alguém, na verdade estamos entrando em contato com um universo distinto do nosso – um lugar cheio de nuances e particularidades interessantes para conhecer.
Cada um de nós tem um mundo particular, formado pelo nosso jeito de ser, pelo que pensamos e sentimos.
São as nossas escolhas, atitudes e maneiras de ver o mundo que fazem de cada um de nós seres únicos. Independentemente das circunstâncias em que vivemos, somos seres capazes de amar, sonhar e realizar grandes feitos. A capacidade de superação faz parte da essência humana e é isso que nos torna especiais. Somos seres complexos, cheios de potencialidades e possibilidades.
Ninguém vive num vácuo e, por isso, cada um de nós deixa sempre alguma coisa para trás quando morre. Sejam nossos amigos, familiares ou colegas, todos sentirão a nossa falta. Deixamos para trás uma parte de nós mesmos com cada pessoa que nos toca na vida.
Cada um de nós carrega consigo uma bagagem única, composta pelas experiências que tivemos ao longo da vida. Quando morremos, essa bagagem é depositada nas mãos das pessoas que ficam aqui. É como se elas recebessem um presente inestimável: as lembranças que temos de quem fomos e o legado que construímos durante a vida.
A morte nos ensina a valorizar ainda mais a vida e as pessoas que fazem parte dela. Todos os dias saboreamos pequenos momentos de felicidade junto às pessoas que amamos e isso torna a dor da perda menos intensa. No final das contas, são esses momentos preciosos – e não as recordações tristes – que permanecerão conosco para sempre.
Seja uma pessoa, um animal ou até mesmo uma planta, todos nós deixamos nosso legado para o mundo que nos rodeia.
Quando morremos, nossa energia vital se dissipa no universo e, com ela, leva consigo todas as experiências que tivemos ao longo da vida. Essas experiências ficam registradas em todos os lugares que estivemos e nas pessoas com quem convivemos. Elas formam o nosso legado e são a base do que somos hoje. Todos nós temos algo especial para oferecer ao mundo e isso é o que fica para trás quando morremos.
A chave é saber aproveitar ao máximo a vida enquanto estamos aqui, para deixar um legado duradouro e significativo quando partimos dessa existência.
Quantas coisas ainda teremos tempo de fazer? Quem irá nos lembrar depois que morrermos? Será que deixaremos algo importante para as pessoas que ficarão? Essas são apenas algumas das questões que podem passar pela nossa cabeça quando começamos a refletir sobre o fato de que, um dia, todos nós iremos morrer. Mas independentemente do modo como enxergamos a morte, ela é inevitável e acabará chegando para todos nós. Por isso, é importante aproveitar a vida da melhor maneira possível e deixar algo bom para trás quando formos embora deste mundo.
Lembrar-nos dos bons momentos é uma forma de manter as pessoas que amamos vivas em nossas memórias, e isso nos ajuda a superar o luto.
A dor da perda nunca desaparece completamente, mas fica mais suportável quando pensamos nas bênçãos dos tempos que tivemos juntos
Flora Dominguez - Trecho do meu novo livro: "Eu Escolho Florescer"
Tem sido difícil viver a dor do luto sozinha/o? Faça terapia! A morte é inescapável. É uma parte triste de nossa existência, mas é um fato da vida. Lidar com a morte de alguém pode ser extremamente difícil, mas há algumas coisas que podemos fazer para lidar com o luto. Se você estiver passando por esse processo, tente seguir essas orientações: Quando as pessoas oferecerem apoio, aceite. Elas podem querer ajudar de diversas maneiras, seja cuidando dos arranjos funerários ou simplesmente ficando perto e conversando. Aceitar a ajuda delas pode diminuir a sua carga durante esse momento difícil.
Converse sobre sua dor com outras pessoas que tenham passado pelo mesmo tipo de experiência. Falar sobre o que está sentindo pode ser extremamente catártico e ajudá-la/o a lidar melhor com o seu luto. Você também pode entrar em contato conosco para conversar sobre os seus sentimentos.
Não hesite em pedir ajuda se estiver tendo dificuldades para lidar com o luto por conta própria. Há muitos recursos disponíveis para quem está enfrentando esses sentimentos, incluindo grupos de apoio e terapia. Buscar atendimento profissional pode ser vital para conseguir superar essa fase difícil da melhor forma. Entre com contato com nossa watsapp abaixo e marque uma sessão gratuita de 50 minutos.

Comentários